Chegamos ao fim desse ano atípico que foi 2020, uma pandemia surgiu e mudou tudo, surgiu uma urgência em todos sentidos e uma necessidade de se reinventar. O ano termina com bastante esperança de tempos melhores e também com a oportunidade de apresentar o que mais gostamos desse ano ainda que com todas limitações em variados aspectos.
:: FILMES ::
Se fosse resumir o ano do cinema e dos filmes seria mais ou menos assim. O primeiro trimestre trouxe o filme de maior bilheteria do ano, quem apostaria que seria o divertido Bad Boys para sempre, isso sem contar o fenômeno chinês The Eight Hundread que quase chegou a bilheteria de 500 milhões. Nenhum filme nem chegou perto dessa marca. Outros destaques também conseguiram boa bilheteria antes da pandemia, Sonic – O Filme, Aves de Rapina, O Homem Invisível, O Chamado da Floresta e Dois Irmãos. Em março de 2020 os cinemas fecharam com a expansão da pandemia do Covid-19 pelo mundo, lançamentos de grandes estúdios foram adiados em um ano que seguiu sem lançamento da Marvel Studios e a Disney fora do TOP 5 do ano. Brevemente o sistema Drive -In se tornou uma opção certeira para os fãs não se afastar do cinema e o streaming ganhou bastante força com grandes estreias de filmes exclusivas no Telecine, Netflix, Prime Video, Mubi e Globoplay. Outros ganharam força como plataformas para festivais de cinema, sem condições de realização presencial, streaming como o Looke, Canal Brasil, Darkflix e Belas Artes á la carte se destacaram. Em outubro de 2020 os cinemas começaram a voltar, vários clássicos marcaram a volta do cinema e alguns lançamentos surgiram, assim como novos protocolos de segurança. Em novembro chegou ao Brasil o streaming Disney+ e rapidamente se consolidou. O ano termina melancólico com e baixa adesão do público as salas de cinema, a Warner ainda esboçou uma reação com o lançamento da insonsa refilmagem de Convenção das Bruxas, do divertido Scooby, do confuso e espetacular Tenet e da nova aventura da DC Mulher Maravilha 84. A pirataria reinou absoluta como sempre para coroar a falta de planejamento e distribuição eficiente de filmes no Brasil. VEJA NOSSOS DESTAQUES.
FILMES DO ANO
Destaques TELECINE:
INDIANARA de “Aude Chevalier-Beaumel” e “Marcelo Barbosa”
O poderoso documentário observacional lançado oficialmente no Festival de Cannes em 2019 chegou no Brasil em 2020 em momento delicado para as minorias.
1917 de “Sam Mendes”
A COR QUE CAIU DO ESPAÇO de “Richard Stanley”
Adaptação da história de H.P. Lovecraft tem estilo original com visual encantador e perturbador.
Leia a Critica completa: A Cor que caiu do espaço
CASAMENTO SANGRENTO de “Matt Bettinelli” e “Tyler Gillet”
Um dos filmes mais insanos de 2019 ficou no limbo sem estreia nos cinemas e chegou ao Brasil direto ao Telecine em 2020. Uma comédia de terror sagaz e candidata a cult.
Leia a Critica completa: Casamento Sangrento
EMMA de “Autumn de Wilde”
Graciosa e divertida adaptação de Jane Austen transforma o romance de época em uma comédia adolescente radiante.
Leia a Critica completa: Emma
Destaques MUBI:
UMA MULHER ALTA de “Kantemir Balagov”
"Imersão feminina no pós guerra da Rússia se revela uma obra prima forte de um cinema vívido e deslumbrante."
Leia a Critica completa: Uma Mulher Alta
O LAGO DO GANSO SELVAGEM de “Diao Yinan”
Noir chinês é o cinema do espetáculo visual e arrebatador sem ser brilhante.
Leia a Critica completa: O Lago do Ganso Selvagem
ME LEVE PARA UM LUGAR LEGAL de “Ena Sendijarevic”
Roadie Movie europeu tem essência indie e elementos frios.
Leia a Critica completa: Me Leve Para um Lugar Legal
THE STAGGERING GIRL de “Luca Guadagnino”
Em exibição especial pelo MUBI, curta do badalado diretor de "Me Chame Pelo Seu Nome" e "Suspiria" é um jogo cinematográfico curioso.
Leia a Critica completa: The Staggering Girl
SWALLOW de “Carlo Mirabella Davis”
“A abordagem não convencional de Swallow explora o tédio doméstico elevado por uma história bem contada e pelo poderoso desempenho de Haley Bennet”
Destaques PRIME VIDEO
A VASTIDÃO DA NOITE de “Andrew Patterson”
Criativa ficção científica da Amazon revela como uma boa condução pode fazer diferença no resultado final.
Leia a Critica completa: A Vastidão da Noite
BORAT - FITA DE CINEMA SEGUINTE de “Jason Woliner”
"Personagem cômico de Sacha Baron Cohen volta 14 anos depois e continua afiado para expor os aspectos mais equivocados da "nova" política que lidera os EUA."
Leia a Critica completa: Borat 2
TROPA ZERO de “Bert e Bertie”
Comédia Indie da Amazon tem Viola Davis e Allison Janney no elenco em produção que encantou Sundance com sua inocência.
Leia a Critica completa: Tropa Zero
BLOW THE MAN DOWN de “Bridget Savage Cole” e “Danielle Krudy”
Leia a Critica completa: Blow The Man Down
O SOM DO SILÊNCIO de “Darius Marder”
Um olhar evocativo sobre as experiências da comunidade surda, Sound of Metal ganha vida com a performance apaixonada de Riz Ahmed.
Destaques NETFLIX
Tenso e sufocante do início ao fim, os irmãos Safdie se consolidam produzindo um cinema envolvente e nervoso, seja pelos diálogos rápidos ou pela manipulação do interesse do expectador por um trambiqueiro de Nova York interpretado de maneira espetacular por Adam Sandler.
Leia a Critica completa: Joias Brutas
ESTOU PENSANDO EM ACABAR COM TUDO de “Charlie Kaufman”
Auxiliado por performances estelares de Jessie Buckley e Jesse Plamons, Estou pensando em acabar com Tudo mostra o diretor e escritor Charlie Kaufman lutando com a condição humana como só ele sabe.
DESTACAMENTO BLOOD – “Spike Lee”
Energia feroz e ambição percorrem “Da 5 Bloods”, unindo-se para alimentar um dos filmes mais urgentes e impactantes de Spike Lee.
MANK de “David Fincher”
Escrito com precisão e com atuações brilhantes, Mank mostra os bastidores do grande clássico Cidadão Kane contando uma velha história de Hollywood que pode acabar sendo um clássico por si só.
SOUL de “Pete Docter” e “Kemp Powers”
"Pixar realiza trabalho excepcional e imaginativo com belos traços, sensibilidade, musicalidade e história que agrada crianças e adultos"
Leia a Critica completa: Soul
BLACK IS KING de “Emmanuel Adjei”, “Blitz Bazawule” e “Beyoncé”
"Álbum visual da cantora, inspirado em Rei Leão e produzido pela Disney expõe um material musical maduro e uma cultura negra vibrante e importante para a Cultura Pop"
Leia a Critica completa: Black is King
TOGO de “Ericson Core”
Leia a Critica completa: Togo
DOIS IRMÃOS de “Dan Scanlon”
Leia a Critica completa: Dois Irmãos
HAMILTON de “Thomas Kail”
Destaques CINEMA
FREAKY - NO CORPO DE UM ASSASSINO de “Christopher Landon”
"Um slasher que brinca com os clichês do gênero de forma inteligente e transforma uma bizarra troca de corpo em uma sangrenta comédia de terror"
Leia a Critica completa: Freaky
TENET de “Christopher Nolan”
"Um quebra-cabeça pretensioso que cumpre as expectativas de um blockbuster com inteligência em uma atmosfera escura, barulhenta, confusa e com personagens frios."
Leia a Critica completa: Tenet
JOJO RABBIT de “Taika Waititi”
Ambiciosa sátira da Alemanha nazista pelos olhos de um esperto garoto é um belo e ácido conto de fadas envolto a um dos piores acontecimentos vividos pela humanidade.
Leia a Critica completa: Jojo Rabbit
LIBERTÉ de “Albert Serra”
O deleite dos libertinos em uma obra prima da perversão e do prazer sem limites.
Leia a Critica completa: Liberté
AVES DE RAPINA de “Cathy Yan”
Filme da DC após o estrondoso sucesso de Coringa tem foco em uma gangue de garotas liderada por Arlequina em um filme pipoca irresistível e insano na medida certa.
Leia a Critica completa: Aves de Rapina
FIRST COW de “Kelly Reichaedt”
"Um conto de amizade e sonho americano que consolida o efeito hipnótico do cinema como narrativa simples sobre a busca por um lugar no mundo."
Leia a Critica completa: First Cow
Leia a Critica completa: Possessor
VENTO SECO de “Daniel Nolasco”
Leia a Critica completa: Vento Seco
THE DARK AND THE WICKED de “Bryan Bertino”
Leia a Critica completa: The Dark and The Wicked
:: MÚSICA ::
Diferente do cinema, a música não foi tão intensamente afetado, houve um número imenso de lançamentos e quem pensou em adiar seus novos trabalhos logo percebeu que o melhor seria era distribuir distração para as pessoas em isolamento social.
ÁLBUM MUSICAL DO ANO
THE WEEKND – “After Hours”
Novo álbum do cantor de R&B é uma obra conceitual realizada com rigor e autenticidade que se completam. Um deleite aos fãs e um espetáculo de produção.
Leia a Critica completa: The Weekend
(OUTROS TRABALHOS QUE ADORAMOS)
FIONA APPLE - "Fetch the Bolt Cutters"
TAME IMPALA – “The Slow Rush”
Transitando entre sons, a banda se afasta do rock em produção impecável e viajante.
Leia a Critica completa: Tame Impala
DUA LIPA – “Future Nostalgia”
Segundo álbum da cantora inglesa transita na vibe oitentista e retrô-futurista em trabalho dançante e divertido na medida certa.
Leia a Critica completa: Dua Lipa
MILEY CYRUS – “Plastic Hearts”
RÓISÍN MURPHY – “Róisín Machine”
DISCLOSURE - “Energy”
WHETHAN – “Fantasy”
LOUIS THE CHILD - “Her for Now”
THE AVALANCHES - “We will always love you”
Foram milhares de lançamentos interessantes, o melhor é conferir algumas das músicas que mais gostamos em 2020 no nosso SPOTIFY seguindo nossas Playlist's, CLIQUE NO NOME e boa diversão.
:: TV/STREAMING/SÉRIE ::
MANDALORIAN (Disney+, Temporada 2)
Seu lançamento no Brasil ocorreu acompanhado do streaming da Disney com uma campanha de marketing com direito a exibição dos dois primeiros episódios exibidos em TV aberta pela Globo. A série é um evento STAR WARS imperdível com referências incríveis a saga. Uma divertida e emocionante história repleta de surpresas e uma das produções mais caprichadas e comentadas de 2020.
O GAMBITO DA RAINHA (Netflix, Temporada 1)
Anya Taylor-Joy se estabelece de vez como uma das atrizes mais adoradas da sua geração. A protagonista, Beth Harmon, alterna momentos de brilhantismo com o seu talento no xadrez e instabilidade da sua personalidade causada por traumas e perdas ainda jovem. Tudo isso exige muito da atuação Taylor-Joy, que consegue surpreender e envolver.
NADA ORTODOXA (Netflix. Temporada 1)
É uma jornada de descoberta não muito romantizada porém bela que mostra como recomeços podem dar certo com destaque para a atuação da israelense Shira Hass no Papel Principal.
THE BOYS (Prime Video, Temporada 2)
A Amazon conseguiu sua galinha dos ovos de ouro em sua série mais popular. Mérito da sua primeira temporada muito bem construída. Com o universo já apresentado agora parte a para aprofundar personagens e isso é o começo de uma loucura que ainda está só no começo.
I MAY DESTROY YOU (HBO, Temporada 1)
HOLLYWOOD (Netflix, Temporada 1)
Série tem olhar peculiar sobre a indústria do cinema americano com produção caprichada focada em egos, preconceitos e exageros.
Leia a Critica completa: Hollywood
BOCA A BOCA (Netflix, Temporada 1)
Série brasileira da Netflix traz história sobre surto epidêmico para discutir questões sociais em trama jovem e moderna.
Leia a Critica completa: Boca a Boca
SEX EDUCATION (Netflix, Temporada 2)
Segunda Temporada consolida seriado adolescente britânico da Netflix como uma das opções mais interessantes do streaming, com dramas de complexidade relevantes e bem abordados, o tema central da série não se limita ao previsível permanecendo divertida e atual.
Leia a Critica completa: Sex Education
LOVE VICTOR (Hulu, Temporada 1)
Sequência do filme de sucesso "Com amor Simon" vira série pela hulu e transborda carisma e sensibilidade com a causa LGBT+.
Leia a Critica completa: Love Victor
LOVECRAFT COUNTRY (HBO, Temporada 1)
O seriado faz uma adaptação surpreendente do livro Território Lovecraft, de Matt Ruff onde o famoso autor racista H.P. Lovecraft, muito conhecido pelas histórias de terror é uma inspiração para uma história que ganha contornos delirantes sobre a luta racial e outras interessantes concepções.
NOS VEMOS EM 2021!
Nenhum comentário:
Postar um comentário