sexta-feira, 26 de junho de 2020

PACARRETE (2019) de "Allan Deberton"


Marcélia Cartaxo brilha com a especial personagem Pacarrete, um misto de loucura e sonho em um drama sobre a velhice e a valorização da arte.

    O filme foi uma das produções mais premiadas de 2019 no Brasil com bem sucedida carreira nos principais festivais nacionais além de importantes passagens por festivais internacionais. A produção cearense foi uma das afetadas pelo fechamento das salas de cinema devido a pandemia do Covid-19, sua estreia em circuito nacional seria dia 30 de abril e foi adiada sem previsão de lançamento. O filme entrou no festival digital de pré-estréias realizado pelo Itaú Cinemas (Espaço Itaú Play) e transmitido pelo Looke. A trama é inspirada numa história real e teve sua estreia no Festival de Cinema de Gramado, onde saiu premiado com Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Desenho Sonoro e desde então já coleciona mais vinte e seis prêmios em festivais. A estréia promissora de Deberton na direção é inspirada em uma história real de uma conterrânea do diretor e demorou 10 anos para ser realizado. Foi filmado em sua cidade-natal, Russas - CE, tentando colocar na tela todas as suas lembranças do lugar.


    Na trama, nascida e criada em Russas, Pacarrete alimentou desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha, mesmo sendo de uma cidade conservadora, onde mulher nasceu para casar e ter filhos. Mas é em Fortaleza que ela conseguiu estar nos centros dos palcos como bailarina clássica e se tornar professora de ballet. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal onde pretende continuar seu trabalho artístico, mas só encontra desrespeito à sua arte: em vez de plateias de admiradores e aplausos, ela se defronta com o despeito daqueles que cruzam seu caminho - e a bailarina e professora de outrora se transforma na “louca da cidade”. A história aborda questões como a loucura, a permanência do sonho e o drama da velhice de uma bailarina clássica, que gosta de ser chamada de Pacarrete – “margarida” em francês, interpretada pela premiada atriz paraibana Marcélia Cartaxo, vencedora do Urso de Prata do Festival de Berlim em 1985, por A Hora da Estrela, dirigido por Suzana Amaral que infelizmente faleceu essa semana e lançou a atriz para o mundo. O elenco principal ainda conta com as atrizes paraibanas Zezita Matos (das novelas Velho Chico e Amor de Mãe), Soia Lira (Central do Brasil, Abril Despedaçado) e o ator baiano João Miguel (O Céu de Suely, Estômago).


    Pacarrete é um filme que tem conquistado público e crítica nos festivais com mérito próprio, ainda que o filme possua uma finesse em todo seu conjunto, o seu charme principal é o popular, com elementos cômicos muito comum da comédia nordestina que se misturam com a seriedade e o drama do tema, em como as artes são ignoradas, muitas vezes por pura falta de oportunidade e de governantes que não promovem sua valorização. Nas cidades do interior essa dificuldade é ainda maior. É muito fácil se conectar com a a personagem e seus dilemas, que muito se enquadram no reflexo do povo brasileiro, essa bailarina que queria, em vida, ser reconhecida é de uma sensibilidade grandiosa, o dominio da atuação de Marcélia Cartaxo só prova seu grande talento. O drama de Pacarrete é real, vivemos em um país que não valoriza seus talentos, não cuida e não exalta grandes conquistas que surgem no suor de muito trabalho. A resistência de persistir com cinema em um país de retrocessos e ignorância vale a pena justamente para exaltar trabalhos como esse, sobre ir atrás dos sonhos, persistir, encarar o mundo e enfrentá-lo. É um filme sobre amor à arte e amor ao próximo. LOCOMOTIVA DE SENSASÕES.


O filme está sendo exibido no festival digital de pré-estréias realizado pelo Itaú Cinemas (Espaço Itaú Play) e transmitido pelo Looke ao preço popular de 10 reais o aluguel. Somente hoje 26/06 e sábado 27/06. Distribuído Vitrine Filmes.


Hype: EXCELENTE - Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário