sexta-feira, 5 de julho de 2019

STRANGER THINGS 3 de "Duffer Brothers"


Novos episódios trabalham a evolução dos personagens e aprofunda a trama rumo ao final.


Depois de virar um fenômeno e se tornar uma das séries mais vistas e admiradas da Netflix, Stranger Things ganha terceira temporada que consolida personagens e usa todos elementos de sucesso que fazem do seriado uma das produções mais prazerosas para se ver, seja pelas referências maravilhosas dos anos 80, a trilha sonora cheia de nostalgia ou mesmo pelo elenco infantil muito bem alinhado a história. Essa nova trama se passa no verão de 1985 na cidade de Hawkins, Indiana, durante o verão a grande novidade é o novo shopping da cidade, ponto de encontro dos jovens. O grupo formado nas duas primeiras temporadas sofre algumas crises devido a romances complicados além da dinâmica dos conflitos de interesses de cada um. O perigo novamente ronda o grupo quando a cidade é ameaçada por velhos e novos inimigos. Eleven (Millie Bobby Brown) e seus amigos sempre estão em alerta pois sabem que o mal nunca acaba, ele evolui. Mesmo com conflitos internos eles precisam se unir para sobreviver e se lembrar que a amizade é sempre mais forte que o medo. Desde quando chegou a Netflix, fica claro o tom referencial da série em trazer ao público as mais variadas incursões de elementos da década de 80, além de seguir uma base de produtos de sucesso da época. Os diretores Matt e Ross Duffer nesta temporada conseguem realizar essa condução de maneira espontânea até mesmo quando realizam merchandising gratuitos do Burger King e da Coca Cola. É um passeio repleto de nostalgia e talvez distorcido de uma época aonde se faziam conspirações, o acesso as informações era limitado, a curiosidade movia o sentido e o sentimento da maioria das pessoas que viveram nessa época aonde a tecnologia começava a engatinhar e dar margem a imaginação. Sobre os episódios, todos são dinâmicos e fogem do tom arrastado da segunda temporada, a série está mais fluída e pronta para seu arco final. 

Sinopse e impressões dos episódios (SEM SPOILERS): 

Capítulo 1 - Está me ouvindo, Suzie? - A volta da série traz um capítulo onde já mostra o quanto as crianças cresceram. Foram mais de 2 anos de intervalo entre as temporadas. Bastante colorido e intenso, o início já mostra as crianças no shopping, um local bastante importante para a temporada. Quadro a quadro, visualizamos como estão os personagens após todos acontecimentos. O nome do episódio vem de uma surpresa vindo das férias de Dustin. O verão traz novos empregos e romances. O clima muda quando o rádio de Dustin pega uma transmissão russa e Will percebe que algo está errado. O amadurecimento da série já está visível e o corte ágil já mostra que não há tempo a perder. Nerdice do episódio: As crianças vão ao cinema ver Day Of The Dead (Dia dos Mortos) um filme de terror clássico de George Romero. No episódio também escutamos a clássica canção de Gentlemen Afterdark, Open the door.

Capítulo 2 - O Caso dos Ratos - O capítulo desenvolve o que foi imposto no capítulo 1 de maneira bem estruturada. Nancy e Jonathan seguem uma pista sobre o estranho aparecimento de ratos na cidade. Steve e Robin tentam descobrir mais coisas sobre o estranho áudio russo que surgiu em seu aparelho. Um abalado Billy tem visões perturbadoras. Nerdice do episódio: Max e Eleven vão às compras ao som Madonna - Material Girl.



Capítulo 3 - A Salva-vidas desaparecida - Com El e Max procurando por Billy, Will declara um dia sem meninas mas acaba triste com os meninos em um racha no grupo. Steve e Dustin conseguem evoluir suas investigações. Joyce e Hopper retornam ao Laboratório Hawkins. As histórias começam a se intensificar, todas bem fluidas. Nerdice do episódio: As meninas olham uma revista com o ator Ralph Macchio de Karatê Kid e escutam Madonna - Angel.

Capítulo 4 - A Prova da Sauna - O código vermelho traz a turma de volta para enfrentar um mal assustadoramente familiar. Robin encontra um mapa útil nas investigações. Temos nesse episódio um acréscimo interessante no núcleo da sorveteria do shopping, Érica, personagem bem divertida. As tramas começam a afunilar freneticamente. Nerdice do episódio: As meninas olham revistas da Mulher Maravilha e Lanterna Verde.

Capítulo 5 - Os Devorados - Surpresas estranhas se escondem dentro de uma antiga fazenda e nas profundezas do Shopping Starcourt Mall. Enquanto isso, o vilão está se fortalecendo cada vez mais e causando problemas aos garotos com uma possessão em massa. (Um episódio que traz bastante suspense!) Nerdice do episódio: Uma referência indireta a Exterminador do Futuro.

Capítulo 6 - E Pluribus Unum - É revelado o que os russos estão construindo. Eleven consegue localizar Billy. Dustin e Erica encenam uma fuga ousada. Muita aventura em um episódio agitado que já se constrói o fechamento dos arcos e a solução das problemáticas. Nerdice do episódio: Personagem assiste Pica Pau na tv.

Capítulo 7 - A Mordida - O episódio prepara o terreno para o ato final. O tempo está se esgotando e as crianças estão se preparando para a guerra. O ato final está próximo e este episódio prepara tudo de forma empolgante. Nerdice do episódio: Os personagens entram em uma sessão de cinema de De Volta para o Futuro.

Capítulo 8 - A Batalha de Starcourt - O Shopping é atacado e nos porões do local o futuro da humanidade está em jogo. Um episódio que fecha perfeitamente a trama desta terceira temporada mesmo que no fim das contas alguns personagens talvez se despedem da série. Destaque para a performance de "Never ending Story" de dois personagens e da leitura da carta de despedida. Nerdice do episódio: A música de Peter Gabriel - Heroes


Strange Things se revela um caldeirão de referências e quanto mais surpresas e sensações durante sua degustação melhor, mesmo com um apelo popular gigantesco seus realizadores não se perderam no charme underground, é uma das séries mais emocionantes e intensas presentes na TV, sem estar na TV. Sem se perder nos clichês e no populismo a série continua promissora e empolgante mesmo perdendo sua parcela de novidade.




São 08 episódios disponíveis no catalogo da NETFLIX

Hype: ÓTIMO - Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário