A terceira mostra do Cineclube do Complexo, O Audiovisual Vai Ao Cinema, trará filmes feitos de imagens de arquivo, alguns deles inéditos no Distrito Federal, farão sua estreia nas telas da sala Verônica Moreno do Complexo Cultural Samambaia. Em comum, todas são produções que podemos considerar como filmes de cavação, ou filmes de montagem, onde os diretores elaboram reflexões e o discurso a partir das imagens capturadas por terceiros. Serão exibidos 4 curtas-metragem na primeira sessão, duas produções mineiras e duas produções de diretores aqui do DF, já no próximo dia 24/07, às 20h, ENTRADA FRANCA.
Domingo (2011, 11m, André Novais Oliveira)
Sinopse: Memórias de um Domingo.
Pela Luz do Teu Olhar (2018, 11m, Flávia Aguiar)
Sinopse: Em busca de si, Flávia mergulha em seu passado arquivado em fitas VHS. Nesta arqueologia afetiva de lembranças cotidianas, vários encontros ancestrais. Dentre eles, o de seu olhar com o de sua mãe revela dois rios que se cruzam para desaguar no mar. Um rito de passagem de quem foi, para se tornar quem é.
Sobre o Abismo (2012, 30m, André Brasil)
Sinopse: Por essa tela já passou boa parte da história do cinema, mas a cada sessão é como se ela estivesse ainda virgem, antes do começo de tudo. A tela em branco é um imenso abismo feito de esquecimento.
A Ditadura da Especulação (2012, 13m, Zeze Coff e Chico Furtado) Sinopse: Sobre as tentativas de impedir que as máquinas derrubassem a vegetação local para construção de edifícios do Setor Noroeste.
O Cineclube Complexo ocorre quinzenalmente com as exibições seguidas de debate aberto para todo o público. O convite se estende para toda a comunidade interessada do Distrito Federal para acompanhar e conhecer mais essa nova opção de acesso cultural na cidade.
A realização do Cineclube Complexo é atividade do nascente Núcleo Audiovisual Samambaia, este Núcleo Audiovisual é formado por cineastas, jornalistas, artistas e técnicos. Começou a se formar em dezembro de 2018, por ocasião da inauguração do Complexo Cultural Samambaia. O objetivo é ocupar de modo adequado esse Equipamento Público Comunitário resultante da luta de 12 anos, de artistas, agentes sociais e governamentais, de Samambaia, Distrito Federal e Entorno.
Além das sessões quinzenais do Cineclube Complexo, o grupo realiza também reuniões quinzenais, aos Sábados, para tratar de assuntos referentes aos mais diversos temas da Imagem e Som, com reflexões e grupos de pesquisa que fomentem à criação, produção e difusão da produção local, regional e nacional, prioritariamente. As reuniões, antes no Imaginário Cultural, agora passam a ser na sala de Audiovisual do Complexo Cultural Samambaia. A próxima será sábado, 03/08/2019, às 09h. Participe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário