segunda-feira, 5 de outubro de 2020

VIGIADOS (2020) - "The Rental" de "Dave Franco"


 "Sem grandes acontecimentos, estréia de Dave Franco na direção é mais um blefe do novo cinema de terror." 

      O novato na direção Dave Franco, irmão de James Franco, apresenta um filme que pega carona em uma tendência do novo cinema de Terror, liderado por produtoras independentes como a A24, que subverte o gênero com surpresas  e a Blumhouse que atira para todos os lados errando e acertando na medida que se arrisca, há também filmes menores como esse que se tornam um entretenimento que pode surpreender com uma boa produção e uma concepção que desperta a curiosidade até seu ato final. "Vigiados" se inspira em outros títulos que fazem uma linha psicológica, o novo frisson do gênero, usando várias fontes e passeando entre referências do suspense sem se apegar ao susto fácil. Mesmo que possa ser considerado um Slasher moderno, reverencia aqueles clássicos que não tem pressa em trabalhar seu universo sem sair de sua linha tênue realista. 


     Na trama, um grupo de amigos decidem passar um tempo numa casa afastada da sociedade, alugada pelo Airbnb. Ao chegar ao local paradisíaco e isolado nas montanhas eles começam a suspeitar de que o dono da casa alugada, aparentemente perfeita, pode estar espionando-os. Em pouco tempo, o que deveria ser uma viagem comemorativa de fim de semana se transforma em algo perigoso e fora de controle. A partir daí, começa todo o horror e a perseguição gato-e-rato que um filme desse tipo sempre proporciona. Dave Franco transforma a modernidade do vício em aplicativos que dependem da bondade de estranhos em um perigo real e imediato. Franco foi estrela em filmes para jovens como “Vizinhos” e “Nerve” e aqui está mais interessado em estabelecer o básico para um entretenimento de suspense menos pretensioso, com um elenco capaz de dar corpo aos personagens sem sobrecarregá-los em um filme muito simples e direto.


    O filme conversa com essa geração justamente no flerte com a vibração de conseguir um lugar tão incrível de maneira tão fácil e que termina nos créditos finais mostrando que tudo pode virar um misterioso  pesadelo, isso sem precisar criar algum tipo de vilão de gênero. Embora não haja nenhum novo terreno sendo desbravado aqui, Franco faz um trabalho competente em manter as reviravoltas e as emoções. Não é uma história cheia de suspense e medo e não há cenas de perseguição intensa, mas a atmosfera se mantém densa e assustadora graças a trilha sonora e a ambientação perturbadora. Não é um filme de terror excepcional, mas sem dúvidas traz um pequeno frescor bem-vindo ao gênero. Seus acertos são pontuais ee bloqueia qualquer tipo de espectativa em ser maior do que é, um mero passatempo de streaming. EFICAZ.


O filme está disponível no Amazon Prime Video!

Hype: BOM - Nota: 7,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário