sexta-feira, 2 de outubro de 2020

WIM WENDERS - DESPERADO (2020) - "Eric Fiedler, Andreas Frege"

 "Documentário possibilita ao espectador uma visão única da vida e do trabalho de um artista excepcional."

     Documentário sobre o diretor Wim Wenders fecha a 25ª Edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários em sua primeira exibição no Brasil. O lendário diretor é um dos pioneiros do Novo Cinema Alemão e uma das figuras mais importantes do cinema contemporâneo. Desperado possibilita ao espectador uma visão única da vida e do trabalho de um artista excepcional e bastante admirado. Dirigido pelo australiano Eric Fiedler (It Must Schwing: The Blue Note Story) e por Andreas Frege, mais conhecido como Campino, vocalista da banda punk alemã Die Toten Hosen, o documentário é uma meditação intimista sobre o trabalho de um visionário que soube refletir o espírito de sua geração. O documentário oferece um olhar muito próximo por dentro do processo artístico e das realizações de um cineasta incomparável – um improvisador, cujas cenas são sempre uma viagem ao desconhecido. O filme apresenta materiais inéditos e encontros exclusivos com Wenders com participações especiais de Francis Ford Coppola, Willem Dafoe, Patti Smith, Andie MacDowell, Ry Cooder, Rainer Werner Fassbinder e Werner  Herzog, entre outros. 


     "Desperado" é uma  palavra em espanhol que significa “desesperado”, “sem esperança”, mas também “ousado”, “temerário” e “impaciente”, e no sentido mais restrito denota o membro de um grupo fora de quaisquer leis, que via de regra tem intenções políticas e subversivas extremas. Um extremista anarquista ou anarquista, uma pessoa que não tem mais nada a perder e, portanto, é imprudente. Analisando a carreira de Wim Wenders é facil encontrar triunfos que o fizeram o cineasta ser marcante e atemporal, como nos clássicos Alice nas Cidades (1974), Paris, Texas (1984) vencedor do Festival de Cannes, Asas do Desejo (1987) e outros mais recentes como Buena Vista Social Club (1999) e Pina (2011). Desperado não tenta ser um retrato imparcial, equilibrado ou analítico do cineasta, pelo contrário, se assemelha a um trabalho acrítico de um fã, reforçada pelo fato de que o próprio Wenders, está presente em incontáveis ​​auto-comentários, ele está nos sets de filmagens e em contato com seus personagens sendo o ponto central. É um filme que torna o trabalho de Wenders significativo e importante, o que o faz parecer um retrato e espelho de uma geração muito específica, que ao mesmo tempo vai além do Novo Filme Alemão e suas problemáticas constelações cinematográficas, tudo isso se desenvolve em Wenders mas ao mesmo tempo limita o conhecimento dos fracassos posteriores. 


    A obra mostra locais de filmagens e os momentos-chave da obra de Wim Wenders,
Friedler e Frege também traçam uma jornada que mesmo aqueles que não são especialistas em cinema de arte vão se indentificar com a obra do diretor e sua personalidade. Destaque também para a trilha-sonora que minimiza o possível cansaço de acompanhar as 2 horas de documentário. Entre os depoimentos, Willem Dafoe resume algo importante sobre o realizador: "No Wim vejo não só o diretor, mas também o aventureiro brincalhão. A criança que pula alegremente em uma poça ao som da música. Seus filmes têm tanto poder, não há nada igual". São vários depoimentos interessantes, inclusive alguns com um certo "puxão de orelha" pelo seu jeito peculiar e único de Wenders em construir seus filmes. "Wim Wenders, Desperado” não é apenas sobre o amor ao cinema, mas também sobre um artista que corre o risco de fracassar a cada novo filme: artisticamente, pessoalmente e muitas vezes financeiramente, um retrato atmosférico, cinematográfico e único que oferece uma visão da obra de um fascinante e imprevisível realizador da sétima arte. IMPERDÍVEL.


A premiere no continente americano de Wim Wenders, Desperado
 encerra a 25ª edição do festival É TUDO VERDADE no Domingo dia 04 de outubro, às 20h, logo após a Cerimônia de Premiação no site oficial do Festival: www.etudoverdade.com.br

OBS: Exibição única, sem previsão de estréia no Brasil! Filme visto na Cabine de Impresa On line!

Hype: ÓTIMO - Nota: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário