"Documentário possibilita ao espectador uma visão única da vida e do trabalho de um artista excepcional."
Documentário sobre o diretor Wim Wenders fecha a 25ª Edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários em sua primeira exibição no Brasil. O lendário diretor é um dos pioneiros do Novo Cinema Alemão e uma das figuras mais importantes do cinema contemporâneo. Desperado possibilita ao espectador uma visão única da vida e do trabalho de um artista excepcional e bastante admirado. Dirigido pelo australiano Eric Fiedler (It Must Schwing: The Blue Note Story) e por Andreas Frege, mais conhecido como Campino, vocalista da banda punk alemã Die Toten Hosen, o documentário é uma meditação intimista sobre o trabalho de um visionário que soube refletir o espírito de sua geração. O documentário oferece um olhar muito próximo por dentro do processo artístico e das realizações de um cineasta incomparável – um improvisador, cujas cenas são sempre uma viagem ao desconhecido. O filme apresenta materiais inéditos e encontros exclusivos com Wenders com participações especiais de Francis Ford Coppola, Willem Dafoe, Patti Smith, Andie MacDowell, Ry Cooder, Rainer Werner Fassbinder e Werner Herzog, entre outros.
"Desperado" é uma palavra em espanhol que significa “desesperado”, “sem esperança”, mas também “ousado”, “temerário” e “impaciente”, e no sentido mais restrito denota o membro de um grupo fora de quaisquer leis, que via de regra tem intenções políticas e subversivas extremas. Um extremista anarquista ou anarquista, uma pessoa que não tem mais nada a perder e, portanto, é imprudente. Analisando a carreira de Wim Wenders é facil encontrar triunfos que o fizeram o cineasta ser marcante e atemporal, como nos clássicos Alice nas Cidades (1974), Paris, Texas (1984) vencedor do Festival de Cannes, Asas do Desejo (1987) e outros mais recentes como Buena Vista Social Club (1999) e Pina (2011). Desperado não tenta ser um retrato imparcial, equilibrado ou analítico do cineasta, pelo contrário, se assemelha a um trabalho acrítico de um fã, reforçada pelo fato de que o próprio Wenders, está presente em incontáveis auto-comentários, ele está nos sets de filmagens e em contato com seus personagens sendo o ponto central. É um filme que torna o trabalho de Wenders significativo e importante, o que o faz parecer um retrato e espelho de uma geração muito específica, que ao mesmo tempo vai além do Novo Filme Alemão e suas problemáticas constelações cinematográficas, tudo isso se desenvolve em Wenders mas ao mesmo tempo limita o conhecimento dos fracassos posteriores.
OBS: Exibição única, sem previsão de estréia no Brasil! Filme visto na Cabine de Impresa On line!
Hype: ÓTIMO - Nota: 8,0
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