quarta-feira, 16 de outubro de 2019

VESTIDO MALDITO - "In Fabric" - 2019 de "Peter Strickland"


Terror do estúdio indie A24 virou sensação em vários festivais pelo mundo com uma perturbante história de um vestido amaldiçoado. 


O aclamado diretor alternativo Peter Strickland, autor singular por trás do suntuoso romance sadomasoquista "O Duque de Burgundy" e do terror "Barberian Sound Studio" apresenta um filme que flerta com o sombrio e o agoniante, quase como um pesadelo, canalizando sentimentos presentes na moda com um violento derramamento de sangue em uma produção de terror surpreendente que funciona quase como um delírio. O filme aborda aspectos que combinam suspense, horror e romance em uma trama que seduz o expectador ao mesmo tempo que se mostra um retrato sinistro de um vestido vermelho "artéria" que causa estragos na vida daqueles que são infelizes o suficiente para usá-lo. Curiosamente, este vestido não possui usuários - ele tem sua própria agência, que de certa forma cuida de sua atmosfera. Os simbolismos apresentados na trama e a realidade se misturando com o bizarro é o atrativo de uma produção independente que apresenta frescor em sua concepção, não espere uma construção comum e explicativa, tudo envolto a história possui mistério. Na trama, uma mulher solitária (Marianne Jean-Baptiste), recentemente separada do marido, visita uma encantadora loja de departamentos de Londres, durante as promoções de inverno. Ela busca um vestido que transformará sua vida e sai da loja com uma peça vermelho-artéria - que, com o tempo, desencadeará uma maldição malévola e um mal imparável, ameaçando todos que entrarem em seu caminho. O vestido amaldiçoado passará de pessoa para pessoa, causando todo tipo de infortúnio para a vida de quem quer que entre em contato com ele. Mesmo que o filme possa ser contemplativo em sua penetração, In Fabric consegue ser sucinto em sua edição conseguindo transitar tanto na fantasia como como no terror, sua metáfora sobre a construção do consumismo é charmosa, a experiência de fazer compras nesse filme surge como uma experiência transformadora e transcendental, esse prisma é alcançado de maneira cômica e um tanto assustadora. Por exemplo, os vendedores estão vestidos com um estilo glamourosamente gótico, enchendo os ouvidos dos compradores com declarações fantásticas. O filme faz alusão aos possíveis males do consumismo, mas não parece ser um ataque direto à cultura capitalista. Em vez disso, o mal aqui parece funcionar em um nível espiritual e não cultural. A loja de departamentos, sua equipe e o vestido vermelho parecem estar ligados a algo que é cult, oculto e satânico. Testemunhamos anúncios fascinantes em telas de televisão que mostram os funcionários se passando por algum tipo de cerimônia, acenando para os clientes entrarem na loja. De fato, esse ritual é repetido todas as manhãs antes que os compradores sejam bem-vindos. O fato de o vestido ser vermelho é significativo; uma cor que é tipicamente associada ao mal, contudo, enquanto o vermelho é visto como a cor do mal, também é conhecido como a cor do amor e da luxúria, tema que passa a ir de encontro aos personagens. O vestido vermelho é usado como um meio de encontrar amor pelos personagens deste filme. Em primeiro lugar, com Sheila, ele é comprado para um encontro às cegas. Depois de Sheila, Babs tenta despertar o interesse de seus noivos, perguntando como ela fica no vestido. Reg também é forçado a usar o vestido em sua noite de despedida de solteiro. O que une esses três personagens é que usar este vestido representa algo de esperança para cada um. O amor é representado como algo decepcionante e neste filme cada personagem está condenada a partir do momento em que o vestido entra em suas vidas. Investida na interessante história de Sheila, o rápido corte para os personagens de Babs e Reg é inesperado e pode decepcionar quem espera uma construção comum. Essas narrativas têm um tom diferente e, embora nosso interesse congela na personagem de Sheila, no entanto, isso demonstra que o enredo está girando em torno da trajetória do vestido vermelho e não dos personagens humanos. In Fabric tem uma linha parecida com Suspiria lançado esse ano, colorido, com história contemplativa, produção caprichada e elenco interessante além uma boa pitada de humor negro bizarro. No geral, o filme tem várias qualidades incomuns que o tornam memorável, na sua mistura gêneros, na penetração lenta, em seus simbolismos e com muitas ambiguidades que deixam os expectadores com muito a refletir depois, uma experiência tenebrosa. TERROR PSICOLÓGICO.


Disponível no Amazon Prime Video!

Hype: ÓTIMO - Nota: 8,0


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