sábado, 25 de janeiro de 2020

OS MISERÁVEIS (2019) - "Les Misérables" de Ladj Ly



Filme francês premiado em Cannes e indicado ao Oscar de filme internacional é um drama policial com intensa analogia ao conflito de Montfermeil em uma Paris atual que agoniza em uma guerra urbana. 

O cinema tem um grande papel de muitas vezes gritar ao mundo urgências, o primeiro longa-metragem narrativo de Ly é uma reflexão que o ser humano não evoluiu independente da tecnologia e da mudança de gerações, fato. O longa retrata as tensões entre a polícia anti-crime de Paris e a pobre população muçulmana que eles atormentam e reprimem, revisitando o subúrbio francês de Montfermeil nos dias atuais, mostrando que pouco mudou desde o conflito que gerou uma das obras mais aclamadas da França, Os Miseráveis. Por esse motivo o filme aproveita o título do romance clássico de Victor Hugo sobre as leis da natureza e da graça. O filme ganhou em decisão dividida com o brasileiro Bacurau o Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2019, duas produções que possuem uma relevância social interessante. O retrato das injustiças é um tema global muito necessário de ser discutido independente da produção não conseguir extrair grandes momentos e tem sua força principalmente na tensão dos atos e elenco, uma mistura de atores profissionais com moradores da região. O cinema francês nos últimos anos mostrou interesse em sair de sua bolha de glamour com temas que rompem a fronteira do país e chama a atenção do mundo pela realidade nua e crua, filmes como Entre os muros da Escola (2008) e Polissia (2012) são bons exemplos que seguem bastante essa linha de pensamento. Os Miseráveis encara seu tema de frente principalmente em expor a complexidade étnica do país: negros, mestiços, árabes e brancos se combinam num mesmo espaço de tela explodindo pontos de vista conflitantes. Ainda que seja uma tratativa ampla de situações delicadas, permanece longe da realidade de muitos países, como o próprio Brasil. O corroteirista e diretor Ladj Ly, parisiense de família imigrante do Mali, mora em Montfermeil até hoje e o elenco inclui seu filho, Al-Hassan Ly, que faz o garoto que controla o drone, ponto central da história. Ele transita em lugar seguro e muitas vezes condiciona os personagens a clichês de gênero e a superficialidades sem ir a fundo em suas camadas indivíduais. A produção entrega uma história nervosa com um clímax eletrizante que no geral, se conforma em impressionar o espectador com ações violentas sem ir a fundo em seu viés filosófico. REALIDADE MODERNA.


O filme ainda está em cartaz em alguns cinemas pela Diamond Filmes!

Hype: BOM - Nota: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário