Nosso TBT de hoje aproveita o mês do Orgulho LGBTQI+ para relembrar um filme atemporal sobre dois homens apaixonados que viajam para Argentina apaixonados e suas vidas se separam em direções opostas. Década de 90, como era difícil ser LGBTQI+ em uma época tão conservadora e que ainda se abria as revoluções tecnológicas que viriam, ainda que seja complicado imaginar qualquer tipo de respeito a diversidade nessa época, viver uma história de amor era livre de qualquer entendimento e preconceito, Wong Kar Wai já mostrava o quanto estava a frente de seu tempo, não só na coragem de fazer Happy Together acontecer de maneira primorosa, mas em ser o mestre das desilusões amorosas, adiantando como o diretor ia lidar com o amor em seus filmes seguintes, seus maiores sucessos, Amor à flor da Pele (2000) e "2046" (2004). Após sua estreia no Festival de Cinema de Cannes de 1997, Happy Together rendeu a Wong Kar Wai o prêmio de Melhor Diretor do festival, concedida pela primeira vez na história a um homenageado de Hong Kong. O festival deixou de lado qualquer polêmica que poderia ser imposta pela sociedade para reconhecer um cinema que explodia em talento e performance.
quinta-feira, 3 de junho de 2021
FELIZES JUNTOS - "HAPPY TOGETHER" (1997) de "Wong-Kar-Wai"
TBT- Mês do Orgulho LGBTQI+
Na trama, Ho Po-Wing (Leslie Cheung) e Lai Yiu-Fai (Tony Leung Chiu-wai), um casal de Hong Kong, visitam Buenos Aires na esperança de renovar seu relacionamento. Já na Argentina, o casal faz uma viagem até as cataratas, no entanto, eles se perdem e o carro quebra, o que os faz brigar e se separar novamente. O rompimento momentâneo típico desse relacionamento corre sério risco de não se reacender. Ambos ficam sem dinheiro suficiente para voltar para casa, Fai acaba como recepcionista de um bar de tango em Buenos Aires que atende turistas de Taiwan, Ho Po-Wing começa a se envolver com trabalho sexual e se envolvendo em confusão. O filme é uma história de amor "Queer" ambientada na Argentina, com uma fotografia espetacular, o filme parte do preto-e-branco granulado, passa pelo amarelo e vermelho e termina no azul, um registro pictórico das emoções em movimento com uma naturalidade impressionante, transitando pelas ruas de uma Buenos Aires escura e pouco acolhedora mas que conversa com qualquer metrópole do mundo, o diretor praticamente transforma a capital da Argentina em um beco de Hong Kong.
Esta representação comovente de amor, obsessão e isolamento é uma das obras mais devastadoras de Wong Kar Wai. Poucos cineastas são tão consistentes, líricos e comprometidos como ele. Em seu sexto filme, se torna ainda mais interessante pelo ponto de vista geográfico, mostrando que mesmo Buenos Aires e Hong Kong sejam cidades milimetricamente opostas, a metáfora delicada para o desencontro da paixão se encaixa em qualquer lugar e ainda, em qualquer gênero, seja hétero ou gay. O filme invoca a nostalgia como motivação para os muitos desencontros que se seguem e na dificuldade de se opor a laços afetivos tão fortes. A Buenos Aires de Kar-wai é simplesmente irresistível, o espelho da alma desses dois personagens perdidos numa realidade turva e cortante para qualquer pessoa que vive uma intensa paixão e que o "felizes juntos" não é uma realidade.
Visto hoje, "Happy Together"(Felizes Juntos) permanece intacto como uma obra prima do cinema! 🖤
O filme pode ser conferido na mostra APAIXONANTE. O Cinema de Wong Kar Wai disponível no streaming MUBI. Experimente 7 dias grátis no link: (https://mubi.com/pt)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário