quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

DESCULPE TE INCOMODAR (2018) "Sorry To Bother You" de "Boots Riley"


 O filme é mais uma indicação do CLUBE HYPE.

          Desculpe te Incomodar é aquele tipo de filme alternativo que nem sempre consegue espaço no Brasil, o filme não foi lançado nos cinemas em seu ano de lançamento e chegou bem depois e sem muito alarde direto para o streaming do Telecine. O filme é a estreia na direção do músico Boots Riley que se mostra promissor, ambicioso e original em todo conceito de sua obra.  Leia nossas impressões.

        "Talvez esse filme se junte as obras de Spike Lee e Jordan Peele como uma nova vertente não só na forma de se contar uma história original como no processo de inclusão de personagens negros como protagonistas sem o retrato de estereótipos. Em uma época cada vez mais confusa em reflexo a crescente onda de conservadores que ressaltam seus preconceitos contra negros, é admirável como o diretor possui sensibilidade para conduzir tanto o humor quanto as necessidades de inclusão dos personagens. Com uma mistura interessante de comédia e maluquices surreais, sem gênero definido, estamos diante de um filme que certamente é o mais diferente da safra atual e recheado de interessantes "analogias" a política, ao capitalismo e como os negros sempre se sentirão inferiorizados pela soberba do branco. O argumento de "vitimismo" incorporado sempre que um negro tenta algum privilégio na história é uma corrente invisível e que a sociedade insiste em manter. Com um bom ritmo, Desculpe Te Incomodar consegue hipnotizar o espectador a cada cena, seja pelo bonito visual, pela trilha sonora estilosa ou pelas viagens mentais de seu protagonista. Um filme explosivo, surreal e com necessário frescor. (Meu Hype)


       O filme do diretor Boots Riley, entra no confronto direto dos personagens com um mundo frenético de sucesso a qualquer custo. O filme faz boas referências ao mundo atual da ganância, sucesso rápido e profissões. Deixa claro e forte a crítica ao mundo do telemarketing e coaching, sem 
poupá-los da fantasia chegando muitas vezes a ser literal. Sendo assim, Desculpe te incomodar, é um filme alternativo com visão ampla do problema atual desse mundo competitivo e desleal. Os pontos de comédia logo entram numa análise profunda do que fazemos com nossas vidas pra se dedicar tanto enriquecendo desconhecidos, enquanto sobrevivemos. O Cavalo de Tróia te impede de rir, mas não impede a conquista do filme de alcançar o ponto da vitória com o "presente de grego". (Paulo Lana)


      "Desculpe Te Incomodar" já tem um título que faz jus à ironia e pitadas de deboches, presentes durante toda a história do personagem Cassius Green, interpretado pelo ator Lakeith Stanfield. A narrativa que centraliza na contratação e carreira de Cassius em uma empresa de telemarketing, questiona questões sociais e raciais em um contexto econômico neoliberal globalizado,  onde comportamentos clichês da burguesia branca norte-americana, são expostos sem modéstia. Me marcou muito a frase "siga o script" para toda e qualquer expressão do personagem central que chega a adaptar a própria voz para conseguir executar vendas e passar a credibilidade de um homem branco ao telefone, em suas negociações. A personagem que faz um caminho antagônico na história, que também é namorada de Cassius, é uma artista plástica e performer que em todas as cenas esteve em uma posição filosófica, como se a personagem, interpretada pela atriz Tessa Thompson, cumprisse seu papel social na mesma frequência e obsessão dos empregados da macabra empresa Regal View. É uma trama carregada de dramaticidade e símbolos mitológicos. Um Trabalho muito bem tratado pelo diretor Boots Riley. (Andy Souza)


         Desculpe te incomodar é uma clara crítica ao capitalismo, onde o que importa é lucro e nada mais. Cassius, o principal personagem consegue um emprego como operador de telemarketing, fica claro que ele não é o melhor funcionário e sim uma engrenagem do sistema, forçado apenas a ler o script com sorriso na voz para dar lucro da empresa. Conforme a empresa vê o potencial ele ganha uma promoção onde coloca a prova o seu caráter ou a vontade de sobreviver, onde o que fala mais alto é a vontade de viver e ganhar melhor, mesmo que isso signifique vender trabalho escravo. No fim ele acaba sentindo na pele o peso onde o que importa é a mão de obra, o lucro e o capitalismo = escravidão de carteira assinada. (Dionatan Medeiros)
 



O filme está disponível no streaming do TELECINE.


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