quinta-feira, 2 de julho de 2020

Hype TBT - Asas (1927) de "William A. Whellman"


    Nosso TBT de hoje revisita um filme clássico que sem dúvidas marcou a história do cinema. Asas (Wings), o primeiro filme a vencer o Oscar na categoria de Melhor Filme no ano de 1929 dividindo o prêmio com Aurora. O filme teve versão restaurada em alta definição e lançada em 2012 em mídia física DVDBlu-ray, com a trilha sonora baseada na música original totalmente regravada e orquestrada, essa edição nos leva de volta no tempo para imaginar como era a vida, os pensamentos e como a simplicidade de uma história pode ser tão pura e ao mesmo tempo ser uma forte influência que ultrapassa gerações, na forma de contar uma história e comover sua plateia. 


     O filme em preto em branco e mudo pode ser um desafio para quem não é um admirador do cinema e de sua capacidade de encantamento, a história tem 2 horas e 24 minutos e foi filmada com poucos recursos, composta de limitações técnicas e pouca tecnologia, ainda assim a criatividade impressiona com emoção e simplicidade, que cativa e engrandece essa arte tão magnífica que é o cinema. O filme é ambientado durante a primeira Guerra Mundial e acompanha o sacrifício de dois homens, Jack Powell (Charles “Buddy” Rogers) e David Armstrong (Richard Arlen), dois vizinhos apaixonados pela mesma mulher, Mary (Clara Bow). Jack e David deixam as diferenças de lado quando são convocados para servir na força aérea americana. Uma série de eventos coloca os dois protagonistas em uma delicada situação de confronto em meio a histórica Batalha de Saint-Mihiel. O enredo não tem nada muito diferente de qualquer drama ou romance de guerra feito hoje em dia com o diferencial do fator histórico como charme. 


    O modelo adotado pelo filme até hoje é considerado "americanizado" demais e pouco universal, um modelo de melodrama bastante utilizado pelos principais estúdios nos anos seguintes. O governo americano usou o filme como propaganda militar (os alemães eram os vilões cruéis e os americanos apenas entraram na guerra para trazer a paz de volta no mundo, assim era vendido o filme aos recrutas americanos). Diante do patrocínio do governo americano o filme ganhou ares de superprodução com milhares de figurantes e efeitos especiais surpreendentes para a época. O foco quase total é nas atuações, quase teatrais da época, a produção e uma das poucas chances de ver Clara Bow atuando. 


    Sem uma tecnologia disponível para algo mais elaborado, muitos trechos da história são apenas narrados. O filme foi pioneiro em mostrar pela primeira vez uma cena de nudez no cinema e um beijo entre dois homens, com poucas controvérsias pelos conservadores da época. São quase 100 anos dessa obra-prima que ressalta o início do espírito americano pelo "Blockbuster", onde se cria um espetáculo de efeitos especiais e romantismo. Uma pena a obra ser um reflexo da obsessão  dos americanos pela guerra. Sem dúvida nenhuma um registro memorável, indispensável a qualquer cinéfilo que se preze. CLÁSSICO!



Disponível em DVD e Blu-ray




Nenhum comentário:

Postar um comentário