PROFANO
E AUTOCONFLITANTE! 🙏 O drama/suspense erótico de
Paul Verhoeven sobre o relacionamento entre duas freiras lésbicas em um
convento italiano do século XVII ( Esse caso se tornou um dos primeiros casos
documentados de lesbianismo da civilização ocidental moderna depois que um
escrivão da paróquia escreveu sobre isso em seu diário) troca o típico romance
contido em filmes de época que tratam o amor entre duas mulheres por um
enumerado de cenas provocadoras e até certo ponto com interessante reflexão e
fetiche de uma sociedade fascista pela dor e pelo fanatismo. Encarnada por Virginie Effira, Benedetta é uma crente devota no amor de Jesus que nem sempre
tem certeza da melhor forma de retribuí-lo. Uma certa grandiosidade acompanhou
sua fé desde que ela foi aceita no convento. A única guerra que Benedetta tem
que travar é aquela contra a integridade de suas próprias crenças, mesmo que
esse conflito interno se transforme em uma luta pelo poder com a
"chefe" do convento, a freira L"abbesse (Charlotte Rampling, em
atuação apagada). Em meio a sua estranha conexão com a religião, se envolve com
a inocente e traumatizada, Bartolomea (Daphne Patakia). Há um choque
instantâneo de intimidade entre essas duas belas mulheres, embora nunca se
transforme em algo sentimental. Como Benedetta lida com seu sofrimento pessoal
é o caminho para conhecer o seu Cristo particular, inclusive o diretor Paul Verhoeven apresenta uma das cenas mais interessantes do filme, a aparição
de um Jesus "diferente" (sem mais detalhes para não estragar a
experiência de quem não viu o filme ainda). O que Benedetta deve fazer com seu
prazer? Verhoeven obviamente rejeita a ideia de que nossos corpos não devem ser
desfrutados isso rende momentos intensos de erotismo e nudez. Com todos esses
elementos e a experiência de Verhoeven em ficção científica intensificam o hype
de Benedetta, porém seu argumento reforçado por um terceiro ato exagerado
conflita muito com toda a estrutura apresentada. Se a história se aproxima dos
relatos verídicos, é decepcionante acompanhar o excesso de culpa que carrega o
seu desfecho, quase jogando tudo a perder.
👀 CINEMA (Streaming: Telecine) - 👌 Hype: BOM
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