sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

ZONA DE INTERESSE (2023)

 

🏛 A "vida normal" dos homens e mulheres envolvidos na terrível história do Holocausto. 🏛 

Chega aos cinemas brasileiros o novo filme do diretor Jonathan Glazer (Sob A Pele, 2013), após uma passagem aclamada pelo Festival de Cannes 2023 e depois de receber cinco indicações ao Oscar 2024 - incluindo o de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, Zona De Interesse é uma produção impressionante e um filme perturbador sobre um tema delicado e bastante dolorido. 

A produção retrata a vida de um oficial da SS, a polícia nazista, Rudolf Höss (interpretado por Christian Friedel), sua mulher Hedwig (Sandra Hüller), eles lutam para construir uma vida ideal para sua família em uma confortável casa vizinha ao campo de concentração de Auschwitz. 

O filme é um espetáculo, a começar por essa abordagem provocativa. (Mostra todo o horror do nazismo sem mostrar, de fato, quase nada). Tudo é sugerido. A cada cena qualquer do filme é possível  escutar ao fundo da cena barulhos de tiros, sirenes, gritos de pessoas em agonia, e visualizar por de trás da fotografia do filme a fumaça do fogo da câmara de gás e toda poluição causada pelo campo de concentração. A experiência sensorial praticamente joga o expectador para dentro da história. 

Diferente de outros filmes que tratam sobre o holocausto, este dispensa o drama. As atuações cruas, nada dramáticas servem para representar com fidelidade a energia que pairava por ali. Ainda que os nazistas não considerassem o extermínio algo ruim, a atmosfera ao redor daquele contexto nunca poderia ter uma energia boa. A colorida e confortável residência da família nazista esconde a violência contra os judeus. 

O filme não foge da sua sinopse e talvez seja seu trunfo e também seu maior problema, não aprofundar narrativas. O totalitarismo nazista produziu seres incapazes de pensar, apenas destinados a cumprir ordens e perderem o senso moral ou a disposição de julgar suas próprias ações.  (Qualquer semelhança com o movimento atual dos conservadores não é mera coincidência). 

Como cinema o filme vale muito ser apreciado mas não espere algo novo de tudo que já sabemos sobre o holocausto. 

⭐️⭐️⭐️⭐️ ÓTIMO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário