terça-feira, 18 de junho de 2024

DIVERTIDA MENTE 2 (2024) - "Inside Out" de Kelsey Mann


Uma continuação tão preciosa quanto seu antecessor, onde sua representação emocional da mente humana encanta e diverte com reflexão. 

    A tão esperada sequência de Divertida-Mente começa na vida de Riley quando ela completa 13 anos. Nós nos familiarizamos novamente com as emoções dentro de sua cabeça, Tristeza (Katiusca), Medo (Otaviano Costa), Raiva (Léo Jaime), Nojo (Dani Calabresa) e liderados por ninguém menos que Alegria (Miá Mello). As coisas parecem bastante normais no controle central, já que Alegria coloca quaisquer coisas desagradáveis, também conhecidas como lembranças ruins, bem longe da mente de Riley, onde ela não precisa se preocupar com elas.

   Riley está aprimorando suas habilidades no hóquei com a ajuda das melhores amigas Grace e Bree enquanto elas têm a oportunidade de ir a um acampamento de hóquei com as meninas do ensino médio capitaneadas por Val, uma possibilidadede de conexão com esse novo mundo. Na noite anterior à grande viagem para o acampamento de fim de semana, um alarme toca no controle central de Riley avisando sobre a chegada da PUBERDADE!

   Chega a equipe de demolição enquanto um novo grupo de emoções assume o painel de controle: Inveja (Gaby Milani), Tédio (Eli Ferreira), Vergonha (Fernando Mendonça), e no comando está Ansiedade (Tatá Werneck) que disputa a posição de liderança com Alegria. A Ansiedade toma conta do controle na tentativa de criar uma Riley muito diferente e mais complexa, o desafio agora é contornar a mente de uma adolescente; um lugar assustador. 

    Com imagens e representações vívidas, Riley passa por momentos estranhos e embaraçosos enquanto questiona sua identidade na tentativa de ser aceita neste novo grupo. Compreendemos suas memórias passadas e como elas impactaram seu senso de identidade, bem como essas emoções novas ainda a serem controladas e que às vezes a dominam. 

    Sobre o filme, a animação que demorou quase 5 anos para ficar pronta é visualmente atrativa, a história complementa perfeitamente o crescimento da personagem Riley e seu trabalho de dublagem está impecável com destaque a bela interpretação de Tatá Werneck como a Ansiedade. Tal como acontece com muitos filmes da Pixar/DisneyDivertida-Mente 2 é destinado a todos os públicos. Enquanto observava as mudanças em Riley, lembrei-me de meus próprios anos desconfortáveis. E, para ser honesto, muito do que acontece neste filme também nos atinge como adultos. Todos nós nos preocupamos com a forma como somos vistos e permitimos que os sentimentos nos afetem ou até mesmo assumam o controle.


ÓTIMO ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

👀 CINEMA (estreia 20/06)


 

terça-feira, 11 de junho de 2024

13 SENTIMENTOS (2024) - "Perfect Endings" de "Daniel Ribeiro"



     Aproveitando o "Dia dos Namorados" e o "Mês do Orgulho" chega aos cinemas este filme que pode ser visto como uma oportunidade do público LGBTQIAPN+ de acompanhar uma comédia com ares de "sitcom" sobre os encontros e desencontros de um personagem após um rompimento amoroso.

 Há dez anos, o roteirista e diretor brasileiro Daniel Ribeiro trouxe o inesquecível "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" (The Way He Looks) . Esse filme capturou lindamente os sentimentos sutis dos adolescentes retratados no filme e se tornou sucesso mundial.  Como se fosse uma espécie de continuação, o personagem central de 13 sentimentos, o cineasta João (Artur Volpi) está na casa dos 30 anos, com um rompimento recente e sem saber como lidar com os tempos atuais. Sua carreira cinematográfica está estagnada e seus encontros o decepcionam, principalmente quando ele não consegue parar de compará-los com o ex- namorado Hugo, até ele se conectar com as novas formas de relacionamentos.

  Embora tenha esse título, João parece demonstrar pouco sentimento e essa frieza conversa bastante com a modernidade onde novas atitudes sentimentais e outras maneiras de relacionamentos são praticados e foram adicionadas no filme quase como um relato do que acontece atualmente. O nome internacional do filme "Perfect Endings" combina muito mais com a história do personagem em buscar o final perfeito do roteiro de sua vida.

  Como se estivesse constantemente reescrevendo seus roteiros, João conhece vários rapazes e explora diferentes cenários de sua vida amorosa. No final, ele consegue sair do mundo ficcional do roteiro de seu filme e conviver, feliz, com a realidade. 13 Sentimentos tem o objetivo de agradar o público mais do que qualquer outra coisa.

  Todos os personagens do filme são gentis, agradáveis, compreensivos, atenciosos e com a terapia em dias.  Rodeado de pessoas assim, como é possível que João não consiga encontrar um final perfeito? Em nenhum momento o filme trata assuntos delicados da comunidade ou mesmo a vivência de outras pessoas da sigla LGBTQIAPN+. Isso torna o filme bastante plástico e focado na masculinidade padrão gay. Em tempos atuais de obras-primas como Close (2022) e Monster (2023) pode ser difícil a conexão com o inofensivo filme brasileiro mas a experiência é no mínimo um passatempo agridoce, quase como a sensação de ver um "biscoito" nas redes sociais, um típico filme "sessão da tarde".


  
 ⭐️⭐️ REGULAR

O filme estreia nesta Quinta-feira (13) nos Cinemas.