terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

MEU AMIGO ROBÔ (2023) - "Robot Dreams" de "Pablo Bearger"

 


🤖 Um dos filmes mais humanos do ano e não há nem um único humano no filme. 🤖 

    A animação Meu Amigo Robô, (Robot Dreams) mostra a beleza agridoce de uma amizade pura e cheia de sentimentos sem nenhuma fala dita pelos personagens. 

   O cachorro DOG mora em Manhattan e está cansado de ficar sozinho. Um dia ele decide comprar um robô para ser seu companheiro. A amizade deles floresce, até que se tornem inseparáveis, ao ritmo de Nova York nos anos 80. Em uma noite de verão, DOG, com muita tristeza, é obrigado a abandonar ROBÔ na praia sem a certeza se irão se encontrar novamente. 

   No cenário atual da animação, é raro ver um recurso 2D desenhado à mão que não seja oriental ou até mesmo de grandes estúdios americanos, esta co-produção hispano-francesa de estúdio independente é total mérito de seu criador Pablo Bearger, que apenas com uma imagem estática em mente criou movimentos semelhantes a seus quadros de storyboard com um mínimo de animação, enquanto os cenários e personagens têm cores imperfeitas e semblantes divertidos.
 
   O filme é um trabalho excêntrico e ao mesmo tempo doce, cada faceta técnica, incluindo sombras, iluminação expressiva e fundos multicoloridos captura uma antiga e clássica Nova York, o longa animado possui diversas referências a cultura pop e toda magia de outros desenhos de épocas passadas. Os sentimentos capturam a magia das expressões de seus personagens com técnica parecida com o sucesso Shaun, O Carneiro. Sentimentos expressos sem nenhuma única palavra. 

   Mesmo com seus momentos mais sentimentais, a integração de uma comédia oportuna se une a muitas sequências com humor melancólico e irônico. É um filme poético, lírico e nostálgico tanto no cenário quanto na narrativa, Meu Amigo Robô é uma experiência cinematográfica incrível, madura e bastante sincera. Uma grata surpresa que não por acaso, concorre a Melhor Animação no Oscar 2024. Imperdível. 


⭐️⭐️⭐️⭐️ ÓTIMO 🤖🤖🤖

Nenhum comentário:

Postar um comentário