quarta-feira, 17 de maio de 2023

O CONVENTO - "Consecration" de "Christopher Smith"

 

            

        A volta do diretor Christopher Smith após pequenas pérolas do gênero como Triângulo do Medo consegue novamente abrir questionamentos sobre como enxergamos o cinema de terror atualmente, algo que se tornou particular em suas obras. A busca incessante ao entretenimento de horror pode anular o mesmo e dificultar a experiência quando ela pode ser uma contemplação de arte. O Convento apresenta algo bem interessante nesse sentido, não que seja uma obra-prima ou não tenha falhas, não é sobre isso, e sim em como o terror também pode ser enxergado com beleza mesmo entregando dor, medo e sangue em sua própria essência.

          Os filmes sobre freiras e seitas religiosas são realizados constantemente e já são um subgênero à parte com poucas produções que realmente trazem representação artística. O grande ponto alto deste longa está na entrega de Jena Malone que realmente apresenta uma atuação convincente até mesmo quando nem o próprio roteiro ajuda. Suas alucinações são poéticas e assustadoras na mesma medida, ela vive Grace, uma oftalmologista britânica que viaja para um convento à beira-mar na Escócia, após receber a notícia de que seu irmão, um padre, morreu lá sob circunstâncias misteriosas. Não foge do que o público desse tipo de filme espera mas também a atreve a desafia-lo. 

Em última instância, quando as peças se encaixam e a ameaça é finalmente revelada, o diretor vira o jogo ao próprio espectador, no que realmente ele acredita e espera de uma história de terror. Obviamente os fãs do gênero vão lembrar de um grande clássico bem semelhante, Os Demônios (1971) de Ken Russel, tão interessante como esse O Convento, que ainda tem tempo de trazer uma linda fotografia (mesmo com baixo orçamento e efeitos especiais simples) e a quebra de expectativas de maneira crua trabalhando mais o cinema em si que a indústria que ele pertence.

🌟🌟🌟 BOM






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